Vista Landsat do Parque Nacional de Acadia

Regime de Avaliação

As regras gerais de funcionamento do processo de avaliação das aprendizagens dos estudantes dos cursos de Licenciatura encontram-se fixadas no Regulamento Geral de Avaliação Pedagógica do 1.º Ciclo do IGOT, bem como no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências da Universidade de Lisboa.

Existem dois regimes de avaliação:

  1. Regime de Avaliação Ordinário;
  2. Regime de Avaliação Especial

O Regime de Avaliação Especial é aplicável a:

  1. Estudantes com Necessidades Educativas Especiais;
  2. Trabalhadores-estudantes;
  3. Dirigentes associativos;
  4. Atletas de alto rendimento;
  5. Estudantes inseridos em programas de voluntariado do IGOT no ano letivo ao qual a avaliação respeita, de acordo com o Regulamento de Voluntariado do IGOT;
  6. Quaisquer outros para os quais a lei preveja um regime especial de proteção no estudo.

A atribuição do Estatuto Especial depende do preenchimento dos pressupostos e requisitos legais e regulamentares aplicáveis ao caso, devendo o interessado apresentar o pedido de estatuto dentro dos prazos previstos no calendário de prazos académicos.

Os estudantes em Regime de Avaliação Ordinário estão vinculados à presença em três quartos das horas de contacto (relativas a sessões em sala de aula, laboratórios, trabalho de campo e sessões de orientação pessoal de tipo tutorial).

As faltas são justificáveis pelos motivos previstos na lei, desde que comprovadas pelo estudante nos cinco dias úteis seguintes. Os estudantes titulares de estatuto especial que preveja um Regime de Avaliação Especial, estão sujeitos ao regime especial de justificação de faltas do respetivo estatuto.

As modalidades de avaliação em vigor no IGOT são as seguintes:

  1. Avaliação contínua;
  2. Avaliação em Época de Recurso.

A avaliação contínua (Época Normal) é a modalidade adotada em todos os cursos de Licenciatura do IGOT.

Apenas podem aceder à Avaliação em Época de Recurso:

  • Estudantes titulares de estatuto especial que preveja um Regime de Avaliação Especial;
  • Estudantes em situação de melhoria de nota (Melhoria por Exame);
  • Estudantes sem estatuto que reprovaram em avaliação contínua (nota de 0 a 9), sem limite de unidades curriculares.

A inscrição para Avaliação em Época de Recurso é realizada exclusivamente através da plataforma Fenix, dentro dos prazos previstos no calendário de prazos académicos, dentro da área Aluno > Inscrever  > Avaliações/Exames.
 
Encontra-se ainda prevista uma Época Especial de Avaliação destinada aos estudantes que careçam de aprovação a uma única unidade curricular para concluir o plano de estudos da sua Licenciatura. Esta Época Especial de Avaliação decorre no final das atividades escolares de cada ano letivo.

A inscrição para a Época Especial de Avaliação é realizada exclusivamente através da plataforma Fenix, dentro dos prazos previstos no calendário de prazos académicos, dentro da área Aluno > Inscrever  > Avaliações/Exames.

O estudante pode recorrer da classificação de cada elemento de avaliação escrito, bem como da classificação final de cada unidade curricular.

O estudante dispõe de cinco dias úteis após a entrega do elemento de avaliação ou a afixação da classificação final, para requerer a consulta e/ou fotocópia do(s) elemento(s) de avaliação realizado(s) e dos critérios de avaliação respetivos.

O estudante que pretenda melhorar a classificação final obtida numa unidade curricular poderá realizá-la, uma única vez em cada unidade ao longo do seu ciclo de estudos, numa das duas épocas de avaliação (normal ou recurso) subsequentes à aprovação.

Para efeitos curriculares, a classificação final da unidade curricular corresponderá à melhor classificação obtida, consideradas as duas avaliações realizadas.

Caso a melhoria seja realizada em Época Normal, a mesma decorrerá através da modalidade de avaliação contínua. As melhorias de nota que sejam realizadas em Época de Recurso consistem na realização de exame presencial.

A inscrição para Melhoria de Nota é realizada exclusivamente através da plataforma Fenix, dentro dos prazos previstos no calendário de prazos académicos, dentro da área Aluno > Inscrever  > Avaliações/Exames.