Vista Landsat do Parque Nacional de Acadia

Perguntas Frequentes

Caso já sejas estudante do IGOT e possuas conta de utilizador da ULisboa, a recuperação é realizada através do site https://utilizador.ulisboa.pt/, escolhendo a opção “esqueci-me dos meus dados de acesso”.

Para obteres a declaração para obtenção do passe sub23 @superior.tp, deves proceder ao pedido diretamente na plataforma Fenix, seguindo estes passos:

  1. No menu de topo, seleciona a opção "Pessoal";
  2. No menu lateral, expande a opção “Serviços";
  3. Escolhe a opção “Requerimentos";
  4. Posteriormente faz um novo pedido, clicando em "Criar" solicitando um “passe Sub-23”.

Após a realização do pedido, este será validado pelos Serviços Académicos, sendo assinado digitalmente através de assinatura eletrónica qualificada. Quando o documento estiver disponível para download serás notificado por email.

Se pretendes melhorar a classificação final obtida numa unidade curricular podes realizá-la uma única vez em cada unidade ao longo do curso, numa das duas épocas de avaliação (Normal ou Recurso) subsequentes à aprovação.

Exemplo: Se estiveres aprovado à unidade curricular na Época Normal de 2022-2023, podes fazer melhoria de nota na Época de Recurso de 2022-2023 (melhoria por exame) ou na Época Normal de 2023-2024 (melhoria por avaliação contínua). 

Se fizeste a unidade curricular na Época de Recurso de 2022-2023, podes fazer a melhoria na Época Normal de 2023-2024 (melhoria por avaliação contínua) ou na Época de Recurso de 2023-2024 (melhoria por exame).

A inscrição a melhoria de nota é feita através do Fenix, da seguinte forma:

  1. No menu de topo, seleciona a opção "Aluno";
  2. No menu lateral, expandir a opção “Inscrever";
  3. Escolhe a opção “Avaliações/Exames";
  4. De seguida, surgirá o menu de “Avaliações” onde deves confirmar o período letivo a que respeita o pedido de inscrição.
  5. Caso pretendas inscrever-te em melhoria de nota numa unidade curricular a que tenhas obtido aprovação no ano letivo anterior, deves selecionar a opção “Inscrição em Melhorias” e posteriormente, dentro no novo menu, efetuar essa inscrição.

A inscrição a melhoria de nota está sujeita ao pagamento de uma taxa de 15 euros por unidade curricular, de acordo com a Tabela de Emolumentos do IGOT, com a exceção de estudantes que se encontrem abrangidos por algum dos regimes de isenção previstos nessa Tabela.

Podem usufruir da avaliação em Época de Recurso:

  • Estudantes que se encontrem ao abrigo de qualquer uma das situações referidas no n.º 3 do artigo 3.º do Regulamento Geral de Avaliação Pedagógica do 1.º Ciclo do IGOT (estatutos especiais específicos);
  • Estudantes sem estatuto que reprovaram em avaliação contínua (nota de 0 a 9), sem limite de unidades curriculares;
  • Estudantes em situação de melhoria de nota (Melhoria por Exame).

A inscrição na Época de Recurso é feita através do Fenix, da seguinte forma:

  1. No menu de topo, seleciona a opção "Aluno";
  2. No menu lateral, expandir a opção “Inscrever";
  3. Escolhe a opção “Avaliações/Exames";
  4. De seguida, surgirá o menu de “Avaliações” onde deves confirmar o período letivo a que respeita o pedido de inscrição.

A inscrição em Época de Recurso tem um custo de 5 euros por unidade curricular, de acordo com a Tabela de Emolumentos do IGOT. Estão isentos do pagamento os estudantes bolseiros dos Serviços de Ação Social, com bolsa atribuída no ano letivo em que é realizado o pedido, bem como os estudantes detentores, no ano letivo em causa, de estatuto especial de trabalhador-estudante ou de estudante com necessidades educativas especiais.

A época especial de avaliação decorre no final de cada ano letivo e destina-se exclusivamente a estudantes de licenciatura que necessitam de concluir uma única unidade curricular para terminarem o curso.

Estudante a tempo parcial é quem, num determinado ano letivo, opta pela frequência em regime de tempo parcial inscrevendo-se num número reduzido de unidades curriculares (que não ultrapassem 30 ECTS) num curso de licenciatura, mestrado ou doutoramento, beneficiando de uma redução do valor da propina e regra de prescrição específica.

Podes solicitar a anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares do ano letivo em curso, sendo devido o pagamento das prestações da propina já vencidas à data da apresentação do requerimento de anulação.

A anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares determina a anulação da matrícula e a consequente perda do vínculo ao IGOT e à Universidade de Lisboa.

Estudantes de Licenciatura
Após a anulação da matrícula, é possível voltares a matricular-te e inscreveres-te no curso através de um pedido de reingresso, devendo existir um ano letivo de intervalo entre o ano letivo da desistência e aquele em que pretendes reingressar.

Isto é, em caso de anulação da matrícula, não podes solicitar reingresso no curso no ano letivo seguinte. No caso de pretenderes retornar no ano letivo imediatamente seguinte ao da anulação, deves formalizar nova candidatura, através dos regimes de acesso disponíveis.

Estudantes de Mestrado e Doutoramento
Se anulares a matrícula e pretenderes retornar ao curso, deves efetuar uma nova candidatura, nos moldes gerais, dentro dos prazos estabelecidos para o efeito.