Parede do IGOT com uma fotografia a preto e branco com estudantes em pé encostados à parede a ler livros com capas verdes

Biblioteca

A Biblioteca do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Centro de Estudos Geográficos (IGOT/CEG) é um espaço público de conhecimento e cultura científica, centrado na Ciência Geográfica e áreas afins, que presta apoio às comunidades do IGOT e da Universidade de Lisboa, bem como a todos e todas que, dentro e fora da academia, desejem ampliar os seus horizontes neste domínio do conhecimento.

Em termos físicos, é um espaço moderno e acolhedor, que inclui salas para trabalho de grupo e disponibiliza acesso a recursos informáticos para pesquisa e elaboração de trabalhos. Possui mais de 25.000 obras em papel (monografias e revistas) e disponibiliza o legado bibliográfico do Professor Orlando Ribeiro ao Centro de Estudos Geográficos. O fundo da biblioteca é atualizado, anualmente, com novas referências bibliográficas fundamentais ao ensino e à investigação em Geografia e áreas afins.

Em constante atualização e modernização, a biblioteca do IGOT/CEG tem vindo a ampliar significativamente a sua coleção de recursos bibliográficos digitais que disponibiliza, sem custos para os utilizadores, essenciais para a o ensino e investigação nas diversas temáticas relacionadas com a Geografia e o Ordenamento do Território que são enriquecidos e renovados anualmente.

Comprometida com um processo de aquisição de conhecimentos e competências que, na contemporaneidade, não se pode esgotar nas paredes de um espaço físico ou em repositórios digitais especializados, exigindo diálogo entre disciplinas científicas e abertura a outros mundos criativos como a arte e a cultura, a Biblioteca do IGOT/CEG assume uma atitude pró-ativa. Esta carateriza-se pela promoção de processos de diálogo, nomeadamente, através da realização de iniciativas de estímulo à leitura e escrita científica por parte dos estudantes, a implementação de ações de formação e a promoção de sessões abertas de debate e reflexão com investigadores-autores, escritores e artistas.

Horário: Dias úteis - 09h00-20h00

Catálogo Coletivo ULisboa
Catálogo Coletivo ULisboa
EBSCO Discovery Service ULisboa
EBSCO Discovery Service ULisboa

Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa
RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal