Fototeca CEG

Fototeca

O património documental à guarda da Fototeca do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (CEG/IGOT-ULisboa) constitui um espólio científico único, que testemunha a prática da Geografia portuguesa ao longo de cerca de oito décadas. Integra mais de 50.000 imagens fotográficas, a grande maioria das quais obtidas em contexto de trabalho de campo por sucessivas gerações de investigadores.

Graças à capacidade que as fotografias têm de oferecer uma imagem pretensamente objetiva do terreno, esta tipologia de objetos contribuiu de forma muito especial para afirmar o lugar da Geografia entre uma certa modernidade científica durante as primeiras décadas do século XX. No caso concreto da Fototeca do CEG, estamos diante de um conjunto de documentos visuais de primeira importância sobre as diversas «paisagens» de Portugal e do mundo que foram sendo objeto dos trabalhos da Geografia universitária portuguesa. Este acervo integra também um conjunto significativo de fotografias realizadas por investigadores não portugueses, testemunho do importante nível de internacionalização do CEG desde a sua fundação, em 1943, por Orlando Ribeiro.

A Fototeca do CEG está empenhada em articular as tarefas que lhe incumbem de inventariação e conservação curativa destes materiais com o estudo dos diversos contextos históricos e científicos que enquadraram a produção e a utilização original das principais séries de fotografias que integram este fundo fotográfico. Empenha-se também no desenvolvimento de ações relativas à visibilidade e à difusão públicas deste espólio, tendo em vista a responsabilidade que a Fototeca tem de disponibilizar estes materiais para os novos usos que os diferentes níveis de ensino, a investigação científica e a sociedade reclamam.

Nesse sentido, a Fototeca do CEG tem-se afirmado crescentemente como entidade parceira na realização de exposições e outras iniciativas associadas à comunicação com públicos não académicos. A circunstância de parte significativa deste espólio ter tido origem em sucessivas missões de estudo realizadas em situação colonial faz com que a Fototeca do Centro de Estudos Geográficos participe nas dinâmicas contemporâneas que estão atentas à necessidade de reposicionar estes objetos no nosso tempo pós-colonial e de abrir o arquivo a leituras que tanto promovam a reapropriação e ressignificação da fotografia própria da ciência geográfica «clássica», como contribuam para a reflexão mais abrangente sobre o lugar das fotografias na própria história do colonialismo português.

Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG
Fototeca CEG