Grupo de estudantes a andar e a sorrir

Almeida Garrett

O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário, criado por iniciativa do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), e tem como objetivo promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior.

Este programa oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa.

O Programa Almeida Garrett não tem financiamento de suporte para os estudantes interessados em efetuar um período de mobilidade nas instituições nacionais de ensino superior. Os estudantes participantes pagam apenas propinas na respetiva Universidade de origem. 

Não existem quaisquer bolsas (de mobilidade ou de estudos) associadas ao Programa Almeida Garrett e os custos inerentes ao alojamento e alimentação são suportados integralmente pelo estudante.

Podem participar todos os estudantes inscritos em cursos de licenciatura e mestrado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas com assento no Conselho de Reitores da Universidades Portuguesas (CRUP).

A realização da mobilidade do estudante depende sempre da aceitação do IGOT e da instituição parceira de acolhimento.

Lista de Instituições:

Universidade dos Açores
Universidade do Algarve
Universidade de Aveiro
Universidade da Beira Interior
Universidade de Coimbra
Universidade de Évora
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Universidade da Madeira
Universidade do Minho
Universidade Nova de Lisboa
Universidade do Porto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Universidade Católica Portuguesa
Universidade Aberta

Um semestre

  1. Nos cursos de 1.º Ciclo (Licenciaturas): a mobilidade apenas se pode realizar a partir do 2.º ano e desde que o estudante tenha realizado pelo menos 60 ECTS; o período de estudos na instituição parceira será apenas de um semestre.
  2. Nos cursos de 2.º Ciclo (Mestrados): a mobilidade só pode ocorrer a partir do 2.º semestre do 1.º ano, e com a duração máxima de um semestre.

Os estudantes apenas poderão efetuar um único período de mobilidade, em universidades nacionais, no âmbito do mesmo curso. O período de mobilidade está sempre dependente das datas de início e de término dos períodos letivos constantes do calendário escolar das Instituições de acolhimento.  

Mobilidades a realizar em 2022/2023

 

  Data de Início Data de fim
Período de candidatura 14-02-2022 13-03-2022
Afixação de resultados 7 dias úteis após o final do prazo de candidatura
NOTA: O período de mobilidade está sempre dependente das datas de início e de término dos períodos letivos constantes dos calendários escolares das Instituições de acolhimento.

 

Os estudantes do IGOT interessados em participar no Programa Almeida Garrett devem formalizar a sua candidatura para , anexando os seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura;
  • Fotografia (tipo passe);
  • Plano de estudos do curso (este documento será adicionado ao processo pela Unidade de Gestão Académica)
  • Certificado das unidades curriculares concluídas (este documento será adicionado ao processo pela Unidade de Gestão Académica)
  • Comprovativo de matrícula/inscrição no ano letivo da candidatura (este documento será adicionado ao processo pela Unidade de Gestão Académica)
  • Fotocópia do Cartão de Cidadão;
  • Curriculum vitae (modelo Europass).
     

Se não é estudante do IGOT mas gostaria de realizar um período de mobilidade connosco, deve dirigir-se ao Gabinete de Mobilidade da sua Universidade, para formalizar a respetiva candidatura, durante os prazos definidos por esta.

Envio das candidaturas
1.º Semestre: até 15 de maio
2.º Semestre: até 15 de outubro