Globo dourado da fachada do edifício do IGOT

Objetivos, Missão, Visão e Valores

Objetivos

O IGOT-ULisboa tem como objetivos fundamentais:

  1. Contribuir para o estudo e investigação avançada dos temas de Geografia e do Ordenamento do Território;
  2. Ministrar ensino graduado e pós-graduado em Geografia e Ordenamento do Território, orientado para a investigação, a intervenção profissional qualificada e a formação de professores, em articulação com outras unidades orgânicas da ULisboa;
  3. Estudar a realidade geográfica em todos os aspetos que interessam à sociedade portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento territorial e a melhoria da qualidade de vida, desde as escalas locais às mais globais, com especial ênfase nos espaços nacionais, europeus e da lusofonia.

Missão

A missão do IGOT articula as três principais áreas de intervenção das Universidades - Ensino, Investigação e ligação à Sociedade -, de modo a estimular a inovação, difundir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento.

O IGOT-ULisboa é uma escola com a missão fundamental de assegurar formação superior, desenvolver investigação, difundir conhecimentos e prestar consultoria técnica e científica especializada à comunidade em que está inserido, nos domínios da geografia, do ordenamento e gestão do território, do urbanismo, do ambiente e das políticas de desenvolvimento territorial.

Ver qual a missão a escrever.

O IGOT tem como missão promover um ensino superior de qualidade, ao nível da graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, desenvolver atividades de investigação, difundir conhecimento e prestar consultoria técnica e científica especializada à comunidade, nos domínios da geografia, do ordenamento e gestão do território, das políticas de desenvolvimento e da coesão territorial, do urbanismo, do ambiente, dos recursos e dos riscos, das dinâmicas e da organização socioespacial.

A missão do IGOT articula, assim, as três funções da Universidade: ensino, investigação e ligação à sociedade, de modo a estimular a inovação, difundir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento. A articulação entre ensino e investigação permite aos estudantes do IGOT alargar a sua formação e adquirir competências numa perspetiva interdisciplinar, um aspeto central e indispensável para garantir o acesso a um vasto leque de profissões, em empresas, na Administração Pública e em ONG.

Visão

IGOT, uma instituição de referência nos domínios do ensino e da investigação em Geografia e Ordenamento do Território. IGOT, uma marca crescentemente reconhecida na Academia e na Sociedade em geral. IGOT, um espaço de pensamento livre, reflexivo, crítico e útil às exigências e necessidades da Sociedade atual. IGOT, uma comunidade responsável e motivada.

Valores

CONHECIMENTO – orientar a ação do IGOT para a criação e a difusão de conhecimento nos domínios da geografia e do ordenamento do território, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e económico e social do país.

INOVAÇÃO – apelar à capacidade de inovação de professores, estudantes e trabalhadores técnicos e administrativos, estimulando e apoiando, de forma constante e consistente, o seu exercício e a sua aplicação às diferentes instâncias da vida escolar.

QUALIDADE – incentivar o aprofundamento dos padrões de excelência nas diversas esferas da vida académica, a sua comparabilidade internacional e o seu amplo reconhecimento.

TRANSPARÊNCIA, ÉTICA E BOAS PRÁTICAS – apelar à participação de todos por via da partilha de informação, da justificação, publicação e publicitação das decisões e da contínua audição da Comunidade e dos seus corpos (docentes/investigadores, estudantes e pessoal técnico e administrativo), garantindo, simultaneamente, uma ação pautada por elevados padrões éticos e por princípios de igualdade de oportunidades (incluindo ao nível do género, cujo Plano se encontra em discussão pública).