Globo dourado da fachada do edifício do IGOT

Redes e Parceiros

A IPA – International Permafrost Association foi fundada em 1983 e tem como objetivos promover a disseminação do conhecimento acerca do solo permanentemente gelado (permafrost) e promover a cooperação entre indivíduos e organizações que realizem investigação e trabalhos de engenharia sobre permafrost. Portugal tornou-se membro associado da IPA em 2005 e passou a membro integrado em 2008, no Congresso Internacional de Fairbanks.

O professor Gonçalo Vieira é vice-presidente da Comissão Executiva da IPA, tendo sido eleito em 2020 para um mandato de quatro anos.

rede ATLAS foi criada em 1991 para desenvolver iniciativas transnacionais de educação e investigação em turismo e lazer. A ATLAS promove o intercâmbio de trabalhadores e estudantes, investigações transnacionais e facilita o desenvolvimento curricular e profissional. Atualmente, tem membros em cerca de 60 países.

IMISCOE é a maior rede de pesquisa interdisciplinar da Europa na área de estudos de migração, integração e diversidade. A rede de pesquisa atualmente é composta por 61 institutos de investigação de quase todos os países europeus e de várias disciplinas, incluindo sociologia, ciência política, economia, direito, demografia, administração pública, geografia social e história.

Programa Polar Português (PROPOLAR) tem a missão de promover e apoiar o desenvolvimento da ciência polar portuguesa de excelência, permitindo aos investigadores portugueses o acesso ao Ártico e Antártida. Através da forte cooperação internacional e da gestão da logística, o PROPOLAR encoraja a investigação multidisciplinar de modo a promover o conhecimento sobre as regiões polares, pilares do sistema climático global.

rede temática interdisciplinar de Saúde visa fomentar a cooperação entre os docentes/investigadores da Universidade de Lisboa, por forma a promover uma resposta coordenada aos desafios científicos relacionados com a inovação em produtos, processos e serviços no setor dos cuidados de saúde.

A redeSAÚDE opera na interface entre a Ciência, a Inovação e as Políticas Públicas, promovendo ações colaborativas para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais, através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde. Para a concretização destes objetivos, a redeSAÚDE desenvolve atividades e dinamiza a participação da Universidade de Lisboa em plataformas externas, como o “Lisbon Living+” e “EIT Health”.

Colégio Tropical (CTROP) é uma unidade transversal da Universidade de Lisboa (ULisboa), que tem como finalidade desenvolver uma estratégia transdisciplinar na ULisboa com vista à resolução dos desafios societais nas regiões tropicais, sendo a sua Visão contribuir para a redução das desigualdades entre países, através da promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação e do ensino nas regiões tropicais.

A Missão do CTROP consiste em desenvolver o conhecimento transdisciplinar em regiões tropicais, nos vários domínios das instituições participantes, priorizando as vertentes de investigação, educação, extensão e cooperação, em articulação com a inovação e a transferência de tecnologia e reforçando o papel da ULisboa na diplomacia científica.

Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos (Polar2E) tem como missão criar sinergias entre equipas de investigação de excelência da Universidade de Lisboa em linhas estratégicas como as ciências da criosfera, a modelação climática, os ecossistemas polares e de ambientes extremos, a deteção remota, a construção sustentável em ambientes extremos, a biogeoquímica de ambientes extremos, o ambiente espacial e as ciências sociais, estendendo-as a outros domínios dentro da Universidade.

Conselho Coordenador: Gonçalo Vieira (Diretor), Ricardo Trigo e Zita Martins (Sub-Diretores)

RedeMOV é uma rede temática interdisciplinar que visa, sobretudo, organizar os docentes/investigadores da Universidade de Lisboa na área da mobilidade urbana inteligente para, de acordo com critérios de diferenciação especializada, a Universidade possa ser inserida em redes internacionais, bem como posicionar-se nos eixos futuros das estratégias de especialização inteligente (RIS3) inseridas no Portugal 2020 e nos desafios societais constantes do Horizonte 2020.

O IGOT é membro da AESOP – Associação das Escolas Europeias de Planeamento. A AESOP tem como objetivo representar o interesse das escolas de planeamento na Europa perante administrações e organizações nacionais e internacionais, particularmente na Europa, visando promover o desenvolvimento do ensino e investigação no campo do planeamento.

Representantes Nacionais, para o período 2022-2024:
FAUL / Luís Carvalho, University of Lisbon, Faculty of Architecture, Lisboa
IGOT-ULisboa / Eduarda Marques da Costa, University of Lisbon, Institute of Geography and Spatial Planning, Lisboa

Substitutos:
FAUP /  Teresa Cálix, University of Porto Faculty of Architecture
ULusófona / Diogo Mateus, University Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Department of Urban Planning