Centro de Estudos Geográficos

O Centro de Estudos Geográficos (CEG) é uma unidade orgânica de investigação e desenvolvimento, integrada no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), e goza de autonomia estatutária, administrativa e científica.

Fundado em 1943, pelo Professor Orlando Ribeiro, o CEG tem atualmente uma equipa de 146 investigadores integrados, 66 dos quais doutorados, e constitui-se como a principal referência na investigação e divulgação do conhecimento geográfico em Portugal e uma das mais prestigiadas unidades de investigação no plano internacional.

Em 2021, o CEG integrou o Laboratório Associado TERRA - Laboratory for Sustainable Land Use and Ecosystem Services – que reúne 403 investigadores de cinco unidades I&D altamente complementares das Universidades de Lisboa e de Coimbra.

O CEG tem por missão o desenvolvimento da investigação em Geografia e a promoção e difusão dos conhecimentos geográficos, visando contribuir para o desenvolvimento das comunidades e regiões, o correto ordenamento do território, a sustentabilidade dos recursos ambientais e a justiça espacial, a escalas diversas. 

No período 2020-2023, a atividade do CEG centra-se em torno de quatro agendas temáticas estratégicas:

  1. Mudanças Ambientais, Recursos e Riscos Naturais;
  2. Desafios Urbanos, Mudanças Socioeconómicas e Justiça Espacial;
  3. Territórios, Governança, Políticas e Planeamento;
  4. Ambiente, Cultura, Sociedade e Lugar.
Grupos de investigação

O CEG organiza-se em seis Grupos de Investigação (GI):

Os GI estão envolvidos em projetos de investigação nacionais e internacionais, muitos dos quais com funções de coordenação, principalmente com parceiros europeus, brasileiros e de outros países latino-americanos.